Oi gente,aqui é a Luce e hoje finalmente tomei coragem escrever sobre Por lugares incríveis,já vou avisando que pode ser um pouco longa.



"Eu estou lutando para permanecer neste mundo caótico de merda."




Então o livro será narrando em primeira pessoa,pelo ponto de vista do Theodore Finch (Que é meu personagem favorito de todos os tempos) e a Violet Market.A história vai começar quando o Finch sobe na torre do sino do colégio ,decidido a pular ,até que ele a vista uma garota que olha fixo para baixo,ele vê o quanto ela parece assutada.Já lá em baixo começa a ser formar um montinho de pessoas para ver o que está acontecendo.Ele percebe que na verdade a "tal"garota é Violet ( a garota que anda com a galera popular) e  faz  toda uma cena para que pareça  que Violet só subiu ali para ajudar Finch .Enfim ele ajuda a garota a descer da torre,e Violet fica como a heroína da história e o Finch que já tem a "fama"de aberração...só imagina. Então é o último ano deles na escola e o professor de geografia passa uma atividade  em dupla,para visitar os lugares incríveis de Indiana . Finch propõe fazer dupla com a Violet,e a garota fica "ah,não,professor não posso fazer outra coisa?''(Pelo fato de meio que ainda não ter superado tudo o que aconteceu com sua irmã ) Mas acaba aceitando,afinal ela deve uma a Finch .O romance e amizade que surge entre os dois   durante este trabalho é....adorável. É um livro que  trata de assuntos sérios como depressão ,bipolaridade,bullying. Mas acima de tudo o que é mais comovente...a luta para permanecer aqui.
Personagens (falarei apenas sobre os protagonistas):
  • Theodore Finch :Ele tem tendencia suicida e você percebe ao longo do livro que ele tem na verdade Transtorno Bipolar.Ele apresenta grande conhecimento sobre o próprio suicídio,ou seja,ele sabe coisas como"quantas pessoas se matam assim....".Ele tem uma relação bem ruim com o pai (que é divorciado da sua mãe) um ex-jogador de Hóquei.Com sua mãe a situação é bem parecida ela que trabalha em dois empregos e que nunca tem muito tempo para os filhos. Finch é um garoto bem diferente dos outros,teve uma vez que ele já foi pintando uma vez para a escola de vermelho dos pés á cabeça,dizendo que protestava contra o racismo para uns e outros contra o consumo de carne .Ah  ,ele a cada semana é um  personagem,um"Finch diferente ",tipo tem semanas em que ele é o "Finch fodão''que não tem medo,que usa jaqueta de couro e que fala a palavra com P....
  • Violet Market :Tinha "uma vida perfeita",sabe popular, namorado lindo,amigas,um blog super famoso  e um futuro brilhante(seu sonho era ser escritora).Até que numa bela noite,ela e a irmã (Eleanor) voltavam de uma festa e sofrem um acidente de carro...(a você já sabe ) ela sobrevive e a irmã morre .Dês de então Violet não anda de carro ,não escreve mais no seu blog e até na escola ela se limita.A garota conta os dias em seu calendário marcando um X em cada dia,até ela poder "sair para liberdade".
 Sobre a história acho que a Jennifer Niven arrasou na escrita, ela conseguiu criar um ritmo em que a leitura não fica cansativa,e sim fluí ,tem várias citações da Virgília Wolf  e chorei horrores com este livo até hoje quando sinto aquela saudade e o pego e abro e leu alguns capítulos começo a chorar e sinto aquele vazio dentro (sabe ?).É aquele livro que vai chegando ao final suas mãos soam e você não consegue parar.Depois de ler este  livro tive muita vontade de visitar Indianópolis e conhecer os lugares em que eles visitaram. E leiam os agradecimentos da autora,gente vale muito a pena.Além de a autora ter sua própria história de vida,ela predeu pessoas queridas,e isso além de um garoto que ela amava a inspiraram para escrever essa super história.
Algumas frases do livro :
"Aprendi que existem coisas boas no mundo se você procurar por elas. Aprendi que nem todo mundo é uma decepção, incluindo eu mesmo."
 "Saia em busca da sua montanha".
"Escrever fazia parte de mim"
"Não sou perfeita. Tenho segredos. Sou uma bagunça. Não só o meu quarto, mas eu mesma. Ninguém gosta de bagunça."
"Amo o meu quarto. O mundo é melhor aqui do que lá fora., porque aqui sou o que eu quiser. Sou uma autora brilhante. Posso escrever cinquenta páginas por dia e nunca fico sem palavras." 
"Sinto como se eu tivesse acabado de atravessar o fundo do guarda-roupa e entrado em Nárnia."
"Ela soa tão cansada da vida que sou eu quem quase chora, mas estou bem demais para isso." 
"Agora tudo o que vejo é uma garota morrendo de medo de viver. [...] Você precisa retomar as rédeas. Ou vai ficar em cima do parapeito que construiu para si mesma para sempre."
 "A verdade é que eu estava mesmo doente, mas não com uma simples gripe. De acordo com minha experiência, as pessoas são muito mais compreensivas se conseguem ver a sua doença, e pela milionésima vez na vida eu desejei ter sarampo ou varíola ou alguma outra coisa facilmente verificável só pra ficar mais fácil pra mim e pra todo mundo."
"Conheço a vida bem o suficiente para saber que não podemos acreditar que as coisas vão ser sempre iguais, não importa o quanto a gente queira. Não podemos impedir que as pessoas morram. Não podemos impedi-las de ir embora. Não podemos impedir nós mesmos de ir embora."
E a citação que amo,da carta de suicídio da Virgília Wolf  :
"Você foi sob todos os aspectos tudo o que alguém poderia ser,se exigisse alguém  capaz de me salvar este alguém seria você. "
Avaliação :


Uma música  que gosto muito e acho que tem tudo a ver com o livro é sutilmente do Skank .

"E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti[...]"

Vou deixar aqui o link da música:https://www.youtube.com/watch?v=v3SQTOZO36E

Por lugares incríveis será adaptado para as telonas e já temos um roteiro pronto,um diretor e  nossa protagonista  Elle Fanning  (até que gostei dela como a Violet  apesar de imaginar Violet com o cabelo ruivo).






Beijo e até o próximo post.




  • Deixe um comentário